FANDOM


Ah não! Nenhum de vocês fizeram nada errado, e vocês não são maus. É que todos vocês têm que morrer. Não há nada que você possa fazer agora.
— Berthold ameaçando Armin Arlert

Berthold Fubar era um guerreiro de algum lugar misterioso fora das Muralhas, que ele só se referia como sua cidade natal. Graduou-se no 104º Esquadrão de Recrutas e posteriormente serviu no Corpo de Investigação. Ele formou-se em terceiro lugar no ranking de recrutas, sendo descrito pelos outros como uma pessoa calma e tranquila.

Junto com Reiner Braun e Annie Leonhart ele também possuía a habilidade se tranformar em Titã sendo um guerreiro a serviço do reino de Marley. No ano 845 foi enviado juntamente com Reiner para se infiltrar nas forças armadas dos humanos na ilha Paradis com o objetivo de obter a "Coordenada"(poder de controlar os titãs).

Aparência

FORMA HUMANA

Bertholdt era um homem alto e magro. Ele era o mais alto de todos os atuais Shifters de titã, tanto em forma humana como Titã, e um dos personagens mais altos da série, sua forma  Titã só é superada pelo anormal Rod Reiss. Tinha cabelos curtos e escuros, olhos castanhos, sobrancelhas finas e rosto alongado; No entanto, no anime seus olhos são verde pálido. Ele foi visto principalmente em seu uniforme de recruta, e depois de ingressar no Corpo de Investigação, ele passa a usar o uniforme padrão. Depois de seu encontro com o Titã Bestial, seu cabelo parecia mais curto.


FORMA TITÂ

Como Titã Colossal, ele possuía uma aparência muito distinta e um número de características incomuns. Ele tinha cerca de 60 metros de altura, fazendo-o ter em torno de quatro vezes a altura de qualquer outro Titã visto até agora (com a única exceção de Rod Reiss na sua forma Titã). O Titã Colossal de Bertholdté um dos Titãs mais fortemente deformados visto na série - ele não possuía e sua mandíbula e estrutura facial parecia ser bem diferente da forma humana. Ele também estava constantemente liberando jatos de vapor da superfície de seu corpo, de uma forma paralela à sua frequente sudorese nervosa. Seus pés também eram bastante diferentes dos de um Titã humano e outros. Sua fisiologia foi modelada no o sexo masculino, mas como todos os Titãs, ele não possuía órgãos sexuais. Ele tinha braços magros em comparação com seu corpo e pernas. Pareceu ser o único que não deixa um corpo de Titã para trás depois de retornar à forma humana, dando a entender que  sua forma titã evaporava  no ar.

Personalidade

Bertholdt era um jovem calmo que se identificava como alguém com uma vontade fraca que seguia a opinião popular. Seu instrutor observou que ele era uma pessoa com grande potencial, mas uma total falta de iniciativa. Ele foi descrito mais adiante por Eren Jäger como sendo taciturno, preferia não atrair muita atenção para si, a menos que fosse necessário. Por sua própria admissão, ele é um pouco covarde e é conhecido por sua baixa autoestima. Seu comportamento retraído inicialmente deu à impressão de que ele era o menos emocionalmente comprometido dos três agentes Titãs. Ele mostrou pouco apego ou remorso por suas ações, parecendo se importar apenas com seu parceiro, Reiner. No entanto, quando confrontado com seus ex-companheiros e questionado sobre sua amizade, ele revelou-se muito mais conflituoso e culpado do que parecia originalmente. Suas reivindicações de não ter uma escolha dão um nível mais adicional de ambiguidade a seu caráter, deixando dúvidas sobre muitas de suas ações.

Mostrou grande devoção a seus dois agentes, Reiner Braun e Annie Leonhart, e foi facilmente levado à ação ou à raiva quando sentiu que estava ameaçado. Inicialmente, ele mostrou-se cauteloso com os outros e atuou como uma voz de razão para Reiner, advertindo-o repetidamente sobre baixar sua guarda. Suas interações com Ymir revelam que, embora suas ações tenham causado um sofrimento considerável, ele não era uma pessoa cruel e é capaz de mostrar genuína bondade para com os outros.Mostrou grande devoção a seus dois parceiros, Reiner Braun e Annie Leonhart , e foi facilmente levado à ação ou à raiva quando sentiu que estava ameaçado. Inicialmente, ele mostrou-se cauteloso com os outros e atuou como uma voz de razão para Reiner, advertindo-o repetidamente sobre baixar sua guarda. Suas interações com Ymir revelam que, embora suas ações tenham causado um sofrimento considerável, ele não era uma pessoa cruel e é capaz de mostrar genuína bondade para com os outros.


História

Berhtoldt era um Eldiano nascido no continente de Marley, e possuía o poder do titã Colossal. Ele, junto com Reiner e Annie, começou uma missão para atacar os muros da humanidade no ano 845. Pouco se sabe sobre sua infância, além do fato de que Reiner e Marcel eram seus amigos de infância. O principal objetivo da missão era roubar o poder da Coordenada, anteriormente em posse da família Reiss e agora sob a posse de Eren Jäger e trazê-la para o governo Marley. Em algum ponto, antes de atacar a Muralha Maria, ele encontrou a forma Titã de Ymir enquanto viajava com Reiner e Marcel. Ainda em um estado irracional, ela atacou os três meninos e quase matou Reiner. Marcel acabou sacrificando sua vida para proteger seus amigos, enquanto Bertolt parece ter fugido com terror e possivelmente abandonado os outros dois no processo. 

Arcos

A Queda de Shiganshina

Bertolt faz sua primeira aparição como Titã Colossal, aterrorizando a população de Shiganshina criando um buraco na Muralha Maria, desencadeando uma invasão de Titãs o que causou muitas mortes, incluindo Carla Jäger que morre ao ser devorada em frente a Eren. Depois de criar uma fenda na muralha, Bertholdt retoma sua forma humana e não se transforma no Titã Colossal novamente por cinco anos. Durante a evacuação do distrito, Bertholdt se infiltra como um refugiado se alistando na academia militar como parte do 104º Esquadrão de Recrutas, graduando-se dentro do Top Ten.

Arco 104º Esquadrão de Recrutas

Eventualmente, Bertholdt se juntou ao exército, com aspirações de se juntar à Brigada de Polícia Militar e viver na segurança do Muro Interior. Como parte do 104º, foi considerado um dos melhores no que diz respeito ao manuseio do DMT, tanto que Eren Jäger veio lhe pedir conselhos quando estava usando um equipamento defeituoso. Depois de ver a determinação de Eren e o desejo de se juntar ao Corpo de Reconhecimento, ele se considerava um covarde por querer se afastar deles. No entanto, Eren o encorajou, dizendo que depois de testemunhar o ataque em sua aldeia, ninguém iria culpá-lo por sua decisão. Eventualmente, ele se formou no top 10 de sua classe chegando em terceiro lugar, abaixo apenas do seu amigo Reiner.

Batalha do Distrito de trost

Bertholdt reaparece novamente como Titã Colossal no Distrito de Trost, ele rompe a muralha para que os titãs possam invadir e é confrontado por Eren Jäger, que estava sobre os muros com os outros recrutas limpando os canhões. Sua transformação e aparição repentina causa uma explosão e onda de choque lançando os recrutas para longe da muralha. Todos ficam paralisados e apavorados, mas Eren usa essa oportunidade e ordena um ataque ao Titã Colossal.

Eles então avançam sobre o Titã Colossal enquanto o mesmo quebra a muralha. Eren está prestes a efetivar seu ataque, quando misteriosamente o gigantesco Titã desaparece em uma cortina de vapor. Mais tarde é mostrado Bertholdt fugindo com seu DMT e lamentando o ocorrido pedindo desculpas a seus colegas em voz baixa. Os titãs invadem o distrito e os recrutas são designados para protegerem o local, o que se segue é uma carnificina com muitas vidas sendo perdidas.

Durante a batalha que para defender o distrito, descobre-se que Eren tem a capacidade de se transformar em Titã(shifters). Esse fato crucial para a trama, possibilita a elaboração de um plano para retomar o lugar depois de uma retirada desesperada. Os sobreviventes restantes, dentre eles alguns recrutas como Marco Bodt, são designados em três esquadrões para atrair os Titãs escoltar e proteger Eren.

Bertholdt aparece junto com Reiner Braun, comentando sobre o plano de usar Eren para tapar o buraco, quando são flagrados por Marco. Marco os questiona deixando Reiner nervoso. Quando Marco rapidamente liga os fatos e faz a descoberta de qe os dois são os titãs Encouraçado e Colossal, ele é atacado por Reiner que decide matá-lo. Nessa hora Bertholdt avista um titã vindo na direção deles e os alertam, Annie aparece sendoordenada a retirar o DMT de Marco, ao abandonarem-no Bertholdt olha para trás com uma expressão de dor e arrependimento.

Confronto de Titãs

Após o assassinato dos titãs Sonny e Bean, é aberta uma investigação para descobrir quem foi/foram os autores de tal ato. Alguns recrutas foram privados de seus equipamentos e levados sob vigilância, entre eles Reiner e Bertholdt, sob suspeitas de serem cúmplices de Annie.

Com o súbito aparecimento de titãs dentro da Muralha Rose, eles são designados a avisarem as vilas vizinhas. Reiner junto com Bertholdt se dirigem para a vila natal de Connie Springer, encontrando desolada e deserta; na casa onde Connie morava um titã muito parecido com sua mãe repousa imóvel por ter braços e pernas muito finos.

Connie está diante de sua casa aflito, quando ouve o titã dizer algumas palavras, sendo interrompido por Reiner que avisa para irem embora. Eles se alojam no Castelo Utgard onde o eventos que se sucedem levam tanto Reiner como Bertholdt ao limite, com os ataques dos titãs, a revelação e quase morte de Ymir. Eles percebem que se continuassem com aquela farsa logo seriam descobertos e sua missão fracassaria. Decidem então fazer uma proposta para Eren e revelam que são os titãs Encouraçado e Colossal. Uma batalha se segue então, entre os titãs de Reiner e Eren no solo, enquanto o Colossal encara os soldados sobre o muro. bertholdt usa a capacidade de criar vapor extremamente quente para afastar os soldados. No solo as coisas não vão bem para o Encouraçado, que emite um grito de ajuda; ao ouvir seu grito e ver que estavam abaixo e perto da muralha, o Colossal parcialmente transformado se joga sobre os que estão no solo causando uma grande onda de impacto que deixam todos feridos.

Eles então fogem com Ymir e Eren para a floresta titã. Durante esse período Eren ouve a conversa deles com Ymir, fato que ajudaria o Corpo de Investigação posteriormente a tirar conclusões acertadas sobre alguns dos mistérios que cercam a humanidade.

Cinco horas depois dos eventos ocorridos na muralha, uma expedição é organizada e eles partem em resgate de Eren e Ymir, presumindo que Reiner e Bertholdt estariam exaustos e parariam para descansar na floresta titã. As presunções se confirmam, e logo eles encontram os desertores na floresta.

O combate segue acalorado literalmente, com muita dificuldade e a ajuda de Ymir, eles conseguem resgatar Eren. reiner e Bertholdt então encontram problemas com a horda de titãs atraída por Erwin Smith, sendo ajudados por uma Ymir arrependida.

Arco da Rebelião

Dois meses depois de Historia Reiss ser coroada rainha, Bertholdt e Reiner encontram o Titã Bestial em Shiganshina. Depois de testemunhar a derrota de Reiner nas mãos do Titã Bestial, Bertolt rapidamente puxou Reiner de sua forma de Titã maltratada, o Titã Bestial declarou que o resgate de Annie Leonhart poderia esperar até depois que eles conseguissem adquirir a Coordenada de Eren.

De volta a Shiganshina

No mesmo tempo que o Corpo de investigação parte para sua operação para retomar a muralha Maria, Bertholdt e Reiner sentam-se sobre a parede entre um pequeno acampamento que fizeram. Os dois observam o pôr-do-sol enquanto aguardam a chegada de seus inimigos e se preparam para começar sua própria operação.

Quando o Corpo de Investigação chega ao Distrito de Shiganshina, eles avançam até o portão com 100 soldados para confundir o inimigo. Enquanto Eren voa acima da abertura no portão sul da muralha Maria, ele se prepara para transformar. Assim, com isso acontecendo, Reiner e Bertholdt observam o corpo de um local desconhecido , equipado com seu DMT. ] Depois de alguns momentos, ele está escondido em um barril preparado. Mais tarde, depois que Eren batalha com Reiner, Bertholdt tem um flashback sobre a morte de Marco, mostrando que Annie, Reiner e ele foram todos envolvidos. Logo depois, Reiner solta um rugido, sinalizando para Bertholdt para ser jogado em um barril em direção a posição de Reiner pelo Titã Bestial.

Depois de ver Reiner quase morto, Bertholdt abandona o plano original de transformar sobre o distrito e salta do barril. Ele corre para seu amigo, verificando se ele está vivo, dizendo-lhe para responder se ele ainda está vivo. Dirige-se então para o pelotão de Hanji. Quando Hanji ordena a todos para atacar Bertholdt e Reiner, Armin convence-os a usar esta oportunidade para uma última negociação com eles. Bertholdt não se deixa intimidar pela tentativa de Armin de usar Annie para enganá-lo, dizendo que ela não pode ser usada como alavanca contra ele novamente. Enquanto Bertholdt fala com Armin, Mikasa rapidamente aparece atrás de Bertholdt, tentando derrubá-lo, mas sem sucesso. Depois de fugir da cena, ele finaliza sua determinação e manobra mais alto no céu, Transformando-se no Titã Colossal e causando a destruição maciça de tudo e todos perto da explosão.

Como Titã Colossal, ele começa a lançar casas e edifícios flamejantes ao redor do distrito, incendiando quase toda a cidade. Ele então dirige para o norte para a posição do Comandante Erwin, mas é interceptado por Eren e os 104 recrutas. Eren carrega na perna de Bertholdt, tentando pará-lo. Com pouco esforço, Bertholdt levanta a perna com Titã de Eren pendendo dela antes de mandar Eren bater no topo da muralha Maria com um chute rápido. O grupo cobra-lhe para criar uma distração para Mikasa poder lançar a lança trovão em sua nuca. Ele emite um gás quente abrasador que força Mikasa a recuar e ferir Connie no processo. Depois que o grupo buscou segurança temporária, ele continua a destruir o distrito.

Enquanto Reiner se recupera e começa a lutar contra o esquadrão Levi, Bertholdt observa que ele estava esperando matar todos com sua transformação, mas calmamente encolhe os ombros, dizendo que ele está acostumado a tais julgamentos. Ele se aproxima de Eren e Armin, que está tentando acordar o último, perguntando o que Armin vai fazer. Segundos depois, Eren perde o equilíbrio e cai no chão, imóvel. Bertholdt, pensando que Eren já está derrotado, decide arremessar Armin, e solta uma explosão de vapor de seu corpo. No entanto, para sua surpresa, Armin trava em seus dentes e se recusa a ir. Ele questiona o que Armin poderia esperar alcançar com Eren já espancado, mas decide finalizá-lo rapidamente e lança uma explosão final, chamuscando a pele de Armin e queimando seu cabelo, Enviando-o caindo sem vida para os telhados abaixo. Depois de observar o corpo queimado de Armin, Bertholdt se move para o corpo de Eren Titan, apenas para encontrá-lo uma concha endurecida. Ele então percebe tarde demais que Armin estava ganhando tempo para Eren sair de sua forma de Titã e usou o ataque de Bertholdt como uma cortina de fumaça. Naquele momento, um Eren humano aparece por trás, segurando a nuca do Titã Colossal e cortando-a, cortando os braços e as pernas de Bertholdt, antes de arrancá-lo e arrastá-lo até o telhado abaixo, onde Armin está arrasado e vivo.

Depois de ser derrotado e arrastado para fora de seu Titã Colossal, Bertholdt é abordado por Zeke e seu Titã quadrúpede. Antecipando a captura, Eren começa a cortar a garganta de Bertholdt, mas Zeke diz a Bertholdt que não pode salvá-lo desta vez. Quando Levi persegue Zeke, Eren exorta-o a dar a Armin o soro Titan para que Bertholdt possa ser alimentado a Armin para transformá-lo em um Titã e salvá-lo da morte. No entanto, outro soldado chega com Erwin Smith, inconsciente, mas também vivo. Os soldados debatem quem deve ser dado o soro Titan entre Erwin ou Armin, como Bertholdt está inconsciente e à sua mercê.

Depois de um pouco de debate, Levi é deixado com a decisão e finalmente decide a quem dar o soro. Bertholdt acorda para encontrar-se na misericórdia completa do feroz Titã de Armin Arlert. Ele grita, implorando a seus ex-aliados para salvá-lo enquanto observam, com lágrimas nos olhos. Bertholdt grita por Annie e Reiner antes de ser comido vivo por Armin.

Referências

  1. ↑ 1.0 1.1 Attack on Titan Guidebook (p. 256)
  2. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 2 (p. 36)
  3. ↑ Attack on Titan Guidebook (p. 59)
  4. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 9 (p. 14)
  5. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 78 (p. 23)
  6. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 18 (p. 5)
  7. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 46 (p. 26-28)
  8. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 48 (p. 39-43)
  9. ↑ 9.0 9.1 9.2 Attack on Titan manga: Chapter 49 (p. 31)
  10. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 47 (p. 14)
  11. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 77 (p. 7-19)
  12. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 78 (p. 15-33)
  13. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 82 (p. 27-29)
  14. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 39 (p. 20)
  15. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 39 (p. 20-22)
  16. ↑ Attack on Titan anime: Episode 4
  17. ↑ Attack on Titan anime: Episode 8
  18. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 34 (p. 36-43)
  19. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 37 (p. 39-44)
  20. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 38 (p. 21)
  21. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 39 (p. 12)
  22. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 39 (p. 16-24)
  23. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 39 (p. 33)
  24. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 39 (p. 36-37)
  25. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 40 (p. 43-44)
  26. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 42 (p. 12-26)
  27. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 43 (p. 7-12)
  28. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 43 (p. 20)
  29. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 44 (p. 41-44)
  30. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 45 (p. 21-25)
  31. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 46 (p. 21-22)
  32. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 46 (p. 26-29)
  33. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 46 (p. 30-32)
  34. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 46 (p. 36-38)
  35. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 46 (p. 40-45)
  36. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 47 (p. 1-6)
  37. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 47 (p. 7-8)
  38. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 47 (p. 12-14)
  39. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 47 (p. 17-25)
  40. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 47 (p. 39-44)
  41. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 48 (p. 13)
  42. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 48 (p. 25-27)
  43. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 48 (p. 35-43)
  44. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 49 (p. 6-10)
  45. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 49 (p. 24)
  46. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 49 (p. 29-32)
  47. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 50 (p. 31)
  48. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 50 (p. 37-40)
  49. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 50 (p. 46-49)
  50. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 51 (p. 16)
  51. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 70
  52. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 72 (p. 44)
  53. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 73 (p. 45)
  54. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 78 (p. 3-10)
  55. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 78 (p. 12-28)
  56. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 78 (p. 32-41)
  57. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 79
  58. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 80 (p. 5-14)
  59. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 82 (p. 11)
  60. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 82 (p. 17-19)
  61. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 82 (p. 26-31)
  62. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 82 (p. 38-45)
  63. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 83 (p. 1 - 45)
  64. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 84 (p. 38 - 40)
  65. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 85 (p. 1-5)
  66. ↑ Attack on Titan Guidebook (p. 58)
  67. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 42 (p. 36)
  68. ↑ Attack on Titan anime: Episode 5
  69. ↑ Attack on Titan anime: Episode 1
  70. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 44 (p. 44)
  71. ↑ 71.0 71.1 Attack on Titan manga: Chapter 45 (p. 19)
  72. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 43 (p. 20-24)
  73. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 3 (p. 31)
  74. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 78 (p. 34-39)
  75. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 4 (p. 1-10)
  76. ↑ Attack on Titan Guidebook (p. 126)
  77. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 46 (p. 21 & 22)
  78. ↑ 78.0 78.1 Attack on Titan manga: Chapter 84
  79. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 47 (p. 6 & 7)
  80. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 39 (p. 19-24)
  81. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 50 (p. 42)
  82. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 46 (p. 28)
  83. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 46 (p. 33 & 34)
  84. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 84 (p. 38-40)
  85. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 48 (p. 38-41)
  86. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 48 (p. 42-44)
  87. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 47 (p. 12 & 13)
  88. ↑ 88.0 88.1 Attack on Titan manga: Chapter 78 (p. 36)
  89. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 43 (p. 12)
  90. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 1 (p. 50-52) — Breaching Shiganshina's gate allowed numerous Titans to enter the city.
  91. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 3 (p. 37) — Breaching Trost's gate allowed numerous Titans to enter the city.
  92. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 45 (p. 25)
  93. ↑ 93.0 93.1 93.2 93.3 93.4 Attack on Titan manga: Chapter 78 (p. 43)
  94. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 82
  95. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 82 (p. 33)
  96. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 48 (p. 37)
  97. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 48 (p. 41)
  98. ↑ Attack on Titan manga: Chapter 48 (p. 42 & 43)

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória